quinta-feira, 8 de julho de 2021

Itagibá: Operação contra fraudes de venda de veículos é deflagrada



Foto: Reprodução / SSP - BA

Durante uma operação contra fraudes na venda de veículos, dois homens foram presos e seis veículos foram recuperados, nesta quarta-feira (7), no município de Itagibá. A ação foi realizada por policiais da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Jequié) com apoio das Delegacias Territoriais de Ipiaú, Ibirataia e Jequié. 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), durante as investigações os policiais detectaram que um grupo usa ‘laranjas’ com ficha de crédito e dispostos a se endividar, ou mesmo falsificando documentos como CPF, RG, contracheque e comprovante de residência, no intuito de conseguir a liberação do financiamento do veículo com prestações mensais. Porém, as parcelas nunca chegarão a ser pagas. Após adquirir o automóvel, os golpistas buscam um interessado em comprá-lo por um valor bem inferior ao estabelecido no mercado.

“É neste momento, quando a revenda é finalizada, que ocorre a transformação em ‘Pokémon’ (golpe que lesa as financeiras de veículos, pelo qual é possível adquirir modelos novos de veículos por preços bem abaixo dos praticados no mercado, baseado em uma fraude bastante comum no comércio e no sistema bancário). Na maioria das vezes, os veículos são direcionados para outros estados, o que dificulta a recuperação do bem”, disse o coordenador da 9ª Coorpin/Jequié, delegado Rodrigo Fernando. 

Durante as buscas foram apreendidos com a dupla, dois revólveres calibre 38, dois veículos VW T-Cross ano 2021, um VW Gol ano 2021, um VW Polo, um GM Ônix e um VW Voyage ano 2020, em nome de terceiros e de origem duvidosa, pois foram adquiridos possivelmente de maneira fraudulenta no estado de Minas Gerais.

*Informações do Bahia Notícias