sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

‘Se ocupação chegar a 80%, vamos ampliar toque de recolher’, alerta Rui Costa


Foto: Paula Froes/ GOVBA

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que vai ampliar o horário do toque de recolher no estado e restringir atividades econômicas, caso a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19 atinja 80% no estado. Nesta sexta-feira (19), a taxa está em 77%, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).


"Se chegar a 80%, vamos, em 24h, ampliar o horário do toque de recolher, antecipar bastante e fazer restrição daquilo que gera mais aglomeração, atividades exercidas sem uso de máscaras e em lugares fechados”, disse o governador, em entrevista ao Bahia Meio Dia, da TV Bahia. O petista, entretanto, não citou quais atividades podem ter funcionamento proibido. 

Outra medida avaliada, caso a situação se agrave, é reativar os leitos do Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova. Rui afirmou que já autorizou realização de processo para contratar uma Organização Social (OS) que possa administrar a unidade. Ao Bahia Notícias, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, revelou que a reabertura do hospital acontecerá se a ocupação das UTIs atingir 85% (entenda aqui).

O governador alertou que, com a reabertura na Fonte Nova, o estado atinge sua capacidade de montar leitos de UTI para tratar pacientes com Covid-19. “Vamos atingir o que tínhamos em junho do ano passado, no pior momento da pandemia.”

BN