quarta-feira, 6 de maio de 2020

Ipiaú - BA: Secretário diz que vigilância fará testes em abrigo de idosos onde 40 foram infectados

Foto: Elói Corrêa / GOVBA

O secretário de saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, disse na manhã desta quarta-feira (6) que os profissionais do abrigo de idosos de Ipiaú, no sudoeste, farão testes para detectar a covid-19. Pessoas que tiveram contato com eles também serão monitoradas. Nesta terça-feira (6), 40 pessoas do abrigo [34 idosos e 6 profissionais] testaram positivo para o novo coronavírus (ver aqui).

“Nós estamos com equipes de vigilância sanitária fazendo o rastreamento com todos os contactantes. Vamos hoje fazer teste PCR em todos os profissionais que trabalharam e trabalham no abrigo e em todas as pessoas em que eles entraram em contato. Mas infelizmente uma vez contaminados esses idosos já muito frágeis eles acabam não resistindo”, disse Vilas-Boas para o Jornal da Manhã da TV Bahia.

LOCAIS VULNERÁVEIS

O secretário declarou que nesses locais a contenção da doença se torna difícil, seja porque são espaços de idosos seja pela proximidade do convívio. “Infelizmente as condições desses abrigos em que as pessoas ficam muito próximas uma as outras fisicamente em especial os abrigos e lares de idosos preocupam em todos os lugares do mundo. Em todos os locais em que houve contaminação em abrigos de idosos a mortalidade foi muita alta. Em Salvador, a gente teve o caso do hospital de Irmã Dulce em que a letalidade entre os idosos, com pacientes com 90 anos, quando foram contaminados foi o limite para poder falece”, afirmou. Bahia Notícias