sexta-feira, 6 de março de 2020

Exames laboratoriais apontam surto de chikungunya em Mirantes de Periperi, diz Secretaria de Saúde

Foto: Rodrigo Méxas e Raquel Portugal/Fundação
Oswaldo Cruz/Divulgação

Exames laboratoriais apontam um surto de chikungunya no bairro de Mirantes de Periperi, em Salvador. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quinta-feira (5).

A SMS detalhou que os exames foram realizados em moradores da Rua Antônio Teixeira, que apresentaram sintomas de febre, dor de cabeça, além de dores e inchaço nas articulações. Das 27 amostras analisadas pelo Laboratório Central de Salvador (Lacen), 25 tiveram resultado positivo para chikungunya.

Nesta manhã, técnicos do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) fizeram novas coletas nos moradores que apresentavam os sintomas. Ainda não há previsão para divulgação dos novos resultados, mas a SMS avalia que devem seguir o mesmo padrão do anterior.

Equipes de assistência e vigilância foram encaminhadas para Mirantes de Periperi, para investigar as causas do surto na comunidade. Os agentes fizeram aplicação de inseticida, intensificação das visitas casa a casa e identificação de locais com maior vulnerabilidade para infestação do mosquito.

Ainda de acordo com a SMS, 80% dos focos do aedes aegypti identificados estavam dentro das casas. Uma feira de saúde na comunidade será promovida no sábado (7), para atender as demandas dos moradores.

Médicos generalistas e pediatras prestarão atendimentos e escovas de dentes e preservativos serão distribuídos. Os moradores também vão poder vacinas os animais de estimação de forma gratuita. Os interessados em participar da feita deverão levar o cartão do Sistema Único de Saúde e um documento oficial de identificação com foto.

*G1