segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Equipes baianas se destacam no Brasileiro de Canoagem e Paracanoagem em Brasília

Foto: Divulgação / Ascom / Sudesb

A Bahia fez bonito no Campeonato Brasileiro Interclubes de Canoagem e Paracanoagem Velocidade, encerrado neste domingo (1º), no lago Paranoá, em Brasília. A Associação de Canoagem de Itacaré (ACI) foi a grande campeã da competição, que voltou a acontecer na capital federal após 30 anos, seguida pela também baiana Associação Cacaueira de Canoagem, de Ubaitaba.

Ao todo, a delegação da Bahia conquistou 103 medalhas, sendo 32 medalhas de ouro, 34 de prata e 37 de bronze. O Campeonato Brasileiro contou com a participação de 464 atletas, representantes de 40 associações de vários estados brasileiros.

O evento mesclou com a participação de canoístas iniciantes e medalhistas mundiais, a exemplo do campeão olímpico e baiano Isaquías Queiroz, que conquistou seis medalhas de ouro e duas de prata na competição. Mesmo sendo um destaque em provas internacionais, Isaquías disse ser “importante participar desses campeonatos nacionais para incentivar novos atletas”.

Natural de Ubaitaba, Isaquías pôde ver de perto o bom desempenho dos seus conterrâneos, que fecharam a participação como vice-campeões, pelo segundo ano consecutivo, e ainda trouxeram para casa 46 medalhas – 19 de ouro, 12 de prata e 15 de bronze.

Ubatã com cinco medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, e os atletas de Maraú, trazendo na bagagem seis medalhas de ouro, uma prata e três de bronze, também fizeram história na edição do brasileiro deste ano.

Potências na canoagem, os municípios também ganharam centros de treinamento. Itacaré foi entregue à comunidade em julho de 2018, o de Ubaitaba em fase final de construção e a obra de Ubatã também sendo desenvolvida.

RANKING GERAL

Associação Caucaueira de Canoagem (Ubaitaba) – 46 medalhas (19 ouro, 12 prata e 15 bronze)

Associação de Canoagem de Itacaré – 40 medalhas (02 ouro, 20 prata 18 bronze

Associação Marauense de Canoagem – 10 medalhas (06 ouro, 01 prata e 03 bronze)

Associação Ubatense Esportiva de Canoagem – 07 medalhas (05 ouro, 01 prata, 01 bronze)

https://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/52517-equipes-baianas-se-destacam-no-brasileiro-de-canoagem-e-paracanoagem-em-brasilia.html