quarta-feira, 7 de agosto de 2019

IBGE aponta queda de -3,4% em produção industrial da Bahia em junho

A produção industrial baiana caiu (-3,4%) em junho em relação ao mês anterior. A estimativa foi divulgada nesta quarta-feira (7) pelo IBGE. Com o resultado de junho, o desempenho do estado foi o terceiro pior entre os 15 locais pesquisados de maio para junho. Antes, o estado tinha registrado crescimento de março a abril (7,3%) e de abril para maio (1,1%).

Em comparação com junho do ano passado, a produção baiana teve baixa (-8,5). Ainda segundo o IBGE, as maiores baixas em junho vieram da fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-50,9%). No entanto, quem mais influenciou na taxa foram os setores de derivados do petróleo (-13,0%) e de veículos (-15,0%).

Em alta no período ficaram apenas os ramos de fabricação de bebidas (7,0%) e de metalurgia (0,2%). Ainda segundo a pesquisa, com o desempenho de junho, a produção industrial baiana fechou o primeiro semestre do ano em queda (-1,4%). O fato fez o índice voltar a apresentar variação negativa no acumulado em 12 meses (-0,1%).