sábado, 10 de agosto de 2019

Após mais de 3 anos paralisada, a Atlantic Nickel (ex Mirabela) reinicia operação em Itagibá

Desmonte de rocha nesta sexta-feira deu início às operações.

Após três anos e meio de atividades paralisadas, a Atlantic Nickel (antiga Mirabela) iniciou nesta sexta-feira, 9, a retomada das operações na Mina Santa Rita, localizada no município de Itagibá. “Hoje tivemos o nosso primeiro desmonte de rochas (detonação) após um longo período de trabalho interrompido. Um marco na nossa história. Um marco para a mineração. A retomada das operações acompanha o expansivo mercado mundial do níquel sulfetado. Este é um reinício que nos deixa muito feliz e empolgados”, diz trecho de uma nota compartilha pela assessoria de comunicação da mineradora.

Segundo informações apuradas por nossa reportagem, atualmente mais de 600 pessoas trabalham, direta e indiretamente, no projeto da Mina Santa Rita. A expectativa é que até o início do próximo ano esse número passe de 1 mil. A mineradora parou as atividades de produção em maio de 2016, devido a queda no valor do níquel sulfetado no mercado internacional.

Alta do níquel

Nesta sexta-feira, 09, os preços do níquel subiram mais de 7% na Bolsa de Metais de Londres (LME) até o seu mais alto valor de fechamento em mais de um ano. As cotações dispararam após uma série de reportagens mostrar a possibilidade de proibição das exportações do minério da Indonésia, uma das principais fornecedoras do mundo.

De Mirabela para Atlantic Nickel

Após ser vendida no final do ano passado, a Mirabela recebeu, em maio desse ano, o nome de Atlantic Nickel. A nova marca reflete o alinhamento da empresa com sua estratégia de longo prazo, gerando valor para toda a cadeia produtiva. A Atlantic Nickel concentra seus investimentos na produção de concentrado de níquel e acredita no aquecimento da demanda internacional pelo minério, incentivada pelo aumento da produção de baterias, veículos elétricos e aço inoxidável. A retomada da operação gera grandes expectativas na economia de Itagibá e Ipiaú, municípios mais beneficiados com a atuação da mineradora. (Giro Ipiaú)

https://www.giroemipiau1.com.br/2019/08/09/apos-mais-de-3-anos-paralisada-a-atlantic-nickel-ex-mirabela-reinicia-operacao-em-itagiba/