Nutricau


Mix Papelaria

ST CELL

Mamute Moto Peças


Farmácia Eliana

Farmácia Victor

Farmácia Pró-Saúde

Farmácia Ubatã


Mix


Ponto do Pastel

Nutricau

domingo, 27 de janeiro de 2019

Barragem em Itagibá está entre as 4 na Bahia com alto potencial de dano, diz gerente da ANM

A barragem de rejeitos da Mirabela Mineração, localizada no município de Itagibá, está entre as 4 que têm alto potencial de dano na Bahia. A informação é do gerente regional da Agência Nacional de Mineração na Bahia (ANM), Cláudio da Cruz Lima, em entrevista ao G1 (ver aqui). Conforme Cláudio, na Bahia existem 14 barragens de rejeitos. "Enquanto Minas (Gerais) tem mais de 400 barragens no Plano Nacional de Segurança de Barragens, a Bahia possui apenas 14. Isso nos permite monitorar as barragens, no mínimo, uma vez por ano. Algumas são monitoradas até duas vezes por ano", disse Lima, que ainda revelou onde estão localizadas as barragens com maiores preocupações. 
Bahia tem 14 barragens de minérios.

"As barragens que têm mais alto potencial de dano são as localizadas em Jacobina (2), Santa Luz (1) e Itagibá (1), mas elas estão sendo monitoradas, inclusive presencialmente, e as empresas estão cumprindo os condicionantes impostos pela ANM. Apesar disso, a gente vai intensificar o monitoramento das barragens, e, a partir da semana que vem, já vamos fazer uma reunião para retraçar os planos de monitoramento das barragens aqui na Bahia", completou Lima. Após o tragédia com a barragem da Vale em Brumadinho, que deixou dezenas de mortos e mais de duzentos desaparecidos, a preocupação com o rompimento da barragem de rejeitos da Mirabela, foi o principal assunto nas redes sociais neste sábado.

Barragem de rejeitos fica próxima ao Rio de Contas, 
mostra imagem do Google Maps.

A Mirabela Mineração suspendeu a exploração de níquel sulfetado em maio de 2016. No ano seguinte, a equipe da mineradora fez apresentações nas cidades de Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba e Aurelino Leal informando que a barragem de rejeitos da Mirabela é segura. Vale ressaltar que ela fica próxima ao Rio de Contas que banha as cidades acima citadas e deságua no mar em Itacaré.

*Giro Em Ipiaú