Nutricau

Farmácia Victor

ST Cell

Farmácia Eliana

Farmácia Pró-Saúde

Farmácia Ubatã


Mix Papelaria

Mix


Ponto do Pastel

JB Atacadão e Varejo em Ubatã - BA

JB ATACADÃO & VAREJO 
Ovos de codorna, ovos de galinha e frutas! 
Cel: (73) 98892 – 2752 / 99143 – 3839 
Ubatã - BA

sábado, 24 de novembro de 2018

Dois casos de sarampo são confirmados em Ilhéus; último registro na Bahia foi em 1999

Duas pessoas tiveram diagnóstico de sarampo confirmado na cidade de Ilhéus, segundo a Secretária da Saúde (Sesab). O último registro da doença no estado tinha sido em 1999. De acordo com a secretaria, os pacientes estão contaminados com o tipo selvagem do sarampo. Em setembro, um amazonense foi diagnosticado com o mesmo tipo do vírus, também em Ilhéus. Ele já chegou ao estado doente. Portanto, o caso é considerado "importado".

Segundo a Sesab, as duas pessoas tiveram contato indireto com esse paciente amazonense, por estarem no mesmo local de trabalho, e podem ter sido contaminadas por ele. A suspeita inicial era de que o vírus dos dois pacientes pudesse ser vacinal porque eles foram vacinados recentemente. Um exame realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no entanto, comprovou que o vírus tem mesmo genótipo da doença do paciente do Amazonas.

A Sesab recomendou que os municípios façam notificação imediata de todos os casos que possam ser suspeitos e apresentem sintomas da doença, como febre e erupções na pele, acompanhadas de tosse, coriza ou conjuntivite. Os casos devem ser notificados independente da idade, situação vacinal, deslocamento para áreas de risco no último mês ou contato com pessoas que tenham estado nessas áreas.

A orientação da secretaria para a cidade de Ilhéus é de que haja intensificação das ações de vacinação, vigilância, prevenção e controle. A Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus (Sesau) informou que ainda não foi notificada pela Sesab, mas que os casos estão sendo apurados. Além disso, a Sesau informou também que participou de reuniões de prevenção ao sarampo, durante a campanhas de vacinação. 

*G1