Nutricau

Farmácia Victor

ST Cell

Farmácia Eliana

Farmácia Pró-Saúde

Farmácia Ubatã


Mix Papelaria

Mix


Ponto do Pastel

JB Atacadão e Varejo em Ubatã - BA

JB ATACADÃO & VAREJO 
Ovos de codorna, ovos de galinha e frutas! 
Cel: (73) 98892 – 2752 / 99143 – 3839 
Ubatã - BA

domingo, 14 de outubro de 2018

Sete mulheres descobrem câncer de mama por dia na Bahia; duas morrem

Diariamente, em média, sete baianas recebem a confirmação de que têm a doença. O dado é do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que estima 2.870 novos casos de câncer de mama em mulheres no estado da Bahia por ano. 

Junto com diagnóstico vem o medo da morte. Afinal, segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), diariamente, duas mulheres morrem em decorrência do câncer de mama no estado. A médica mastologista Taís Argolo do Centro Estadual de Oncologia (Cican), vinculado à Sesab, explica que a situação de Genivalda não é única. Em oito anos atuando na área ela já perdeu as contas de quantos diagnósticos de câncer de mama já deu. Cada um, segundo ela relata, tem uma recepção diferente para cada mulher.

“O câncer é extremamente estigmatizado. As pessoas recebem no primeiro momento o diagnóstico como algo mortal. Contudo, é fundamental que esse resultado de exames não seja encarado com tal. Não há nenhum protocolo médico que indique a melhor forma de se passar essa notícia para a mulher e sua família. Vai da sensibilidade de cada profissional. Isso deve ser individualizado e feito da forma mais cuidadosa e informativa”, explica Taís, que também trabalha no Hospital Aristides Maltez. Leia mais no CORREIO